Title Image

Blog

Carlos Augusto Lira criou instituto que leva o seu nome

O arquiteto reuniu cerca de 10% do seu acervo pessoal e montou espaço que promete reunir os apaixonados por arte popular

 

 

O arquiteto e grande colecionador de arte popular Carlos Augusto Lira fez uma reforma completa no seu escritório, em Casa Forte, e redistribuiu os espaços. Agora, o local de trabalho dele e seus funcionários fica num anexo e a estrutura da casa, com jardim e o primeiro andar, foi toda dedicada ao projeto batizado de “Instituto Lira”, que reúne cerca de 10% da coleção pessoal do pernambucano, ou seja, 450 obras.

 

(Foto: ICAL)

 

A ideia é receber grupos de amigos inicialmente, tudo devidamente agendado, uma vez que, à exposição que fez no Museu do Estado, cerca de mil pessoas compareceram. Para o grande público, o objetivo é abrir em setembro, quando Lira já terá resolvido toda a parte burocrática juridicamente.

No acervo do instituto estão peças de arte popular brasileira e as pinturas naif. Obras dos mestres Vitalino, Galdino, Eudócio, severina Batista, Nuca, Bigode e tantos outros. Artistas importantes de Minas Gerais, Maranhão, Piauí e Ceará também entraram.

 

Por: Gabriella Autran | FolhaPE – Blog Roberta Jungmann

 

POSTAR COMENTÁRIO